As infecções sexualmente transmissíveis (IST) estão aí, mas um número muito grande de homens faz sexo sem preocupações.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Uma pesquisa apontou que 65% dos gays e bissexuais do Reino Unido não usaram preservativo na última relação sexual que tiveram.
É verdade que nem todos correram riscos desmedidos. Segundo a entidade GMFA, entidade que lida com a saúde de homossexuais e realizou o estudo, dentre os entrevistados estão homens casados com outros homens que firmaram acordo com relações sem camisinha.
Outra parcela de homens na qual os riscos de HIV são mínimos ou até inexistentes é a de homens soronegativos que fazem uso da PrEP (Truvada) e os que têm HIV, mas usam regularmente os medicamentos antirretrovirais.
Estudo recente mostrou que nenhum gay com taxa do vírus HIV indetectável no sangue conseguiu transmitir o vírus fazendo sexo sem camisinha.
Entretanto, não é só com HIV que gays e bissexuais devem se preocupar. Diversas outras infecções podem acometê-los: 20% disseram ter pego clamídia no pênis, 19% gonorreia na boca, 18% gonorreia no pênis, 15% clamídia no reto, 15% gonorreia no reto, 12% sífilis, 6% HPV, 6% herpes e 3% hepatite C. Foram ouvidos 500 homens gays e bi.